Histórico

A Escola Padre Jose Nilson é uma instituição educacional católica, voltada para uma educação cristã e instrução da educação infantil (crianças de 2 a 5 anos), do ensino fundamental I (crianças de aproximadamente a 10 anos), ensino fundamental II (crianças e pré-adolescentes de proximamente a 14 anos) e ensino médio (adolescentes de proximamente a 17 anos), na forma da legislação em vigor, seguindo os princípios éticos e morais, cívicos e religiosos, cultivados pelos que professam à doutrina católica, de acordo com sua mantenedora a paróquia de nossa senhora da saúde, no bairro do Mucuripe.

Seu fundador o Padre José Nilson de Oliveira Lima, Vigário da Paróquia, era um verdadeiro líder espiritual da comunidade, e que trazia consigo um grande ideal de vida, educador e defensor das causas sociais do bairro do Mucuripe.  Idealizador de vários programas educativos, cujo objetivo era dar aos filhos de pescadores e aos jovens do local e bairro circunvizinhos, um ensino de qualidade e acessível a todos, oportunizando, a estes melhores condições para enfrentar o mercado de trabalho, apresentando-se cada vez mais competitivo.

A pedra inaugural foi lançada em dezembro de 1962 com apoio de pescadores do bairro, campanhas de solidariedade e adesão, arrecadações de festas de Nossa Senhora da Saúde, ofertas de cortesia, doações e algumas verbas federais foi possível iniciar os trabalhos pedagógicos em 1964, em meio a uma fase histórica do País, a ditadura militar. Com uma proposta educacional diferente à população carente do bairro do Mucuripe, passou a crescer com esta instituição de ensino.

Atualmente já percorreram nesta instituição aproximadamente 68.500 alunos, ficando explicitada a sua importância como verdadeira transformadora, de uma educação de qualidade para todos, e uma sociedade mais igualitária, buscando um ensino com base em princípios e valores sociais e familiares, transmitidos de geração para geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário